Tipos de Hímen - Blog dicas da Thay - Saúde feminina


 


Você sabia que existem vários tipos de hímen? Pois é foi pega de surpresa né? Por incrível que pareça não existe só um tipo de hímen. Mas antes, você sabe o que é hímen? Ela é apenas uma membrana fina que fica na entrada do canal vaginal, ela é tão fina que pode ser rompida com facilidade, porém ela tem vários formatos, e pode alterar a dor, facilidade e desconforto no momento do rompimento.

Você provavelmente viveu tranquilamente até hoje e seguirá vivendo por toda a vida sem saber qual é o seu tipo de hímen, já que essa informação raramente impacta nossas vidas, a não ser em casos extremos que requerem intervenção cirúrgica. De forma geral, o seu hímen só deve ser motivo de preocupação se você estiver sentindo dores ou desconfortos e tudo deve ser diagnosticado por um profissional de saúde. 

Mas vamos entender melhor esse assunto? 

Você que ainda tem o hímen, vai começar a ter a curiosidade para saber qual é o seu é você que não tem mais, não se preocupe, não vai alterar em nada.

Os 5 principais tipos de hímen:

1 - Hímen anular - O anular é o tipo de hímen mais comum entre as mulheres. Como o próprio nome já revela, essa membrana possui o formato de um anel. Com isso, o orifício localizado na região central proporciona que a menstruação passe sem grandes dificuldades.

2 - Hímen imperfurado - Se por um lado o hímen anular é o mais comum e o que permite a passagem da menstruação de maneira tranquila, por outro, o hímen imperfurado é o tipo mais raro e não permite a passagem do fluxo menstrual e das secreções vaginais, pois a membrana não se abre, cobrindo totalmente a abertura da vagina.
A presença desse tipo de hímen pode ser percebida logo no momento do nascimento, no entanto, geralmente é se nota apenas quando as meninas estão na puberdade. Você deve estar se perguntando se isso traz algum tipo de desconforto para a menina, e a resposta para isso é: depende. Na maioria dos casos, a adolescente não apresenta dores nas regiões abdominais e/ou pélvica, no entanto, é possível que a menina sinta desconfortos urinários, como ardência e sensação de micção incompleta.
Portanto, no caso da menina possuir o hímen imperfurado, é necessário a realização de um procedimento cirúrgico para corrigir os problemas advindos dessa condição.

3 - Hímen complacente - Este tipo de hímen possui uma abertura pequena se comparada aos demais, mas apresenta flexibilidade e possibilidade de ser rompido aos poucos, conforme a menina for tendo suas primeiras relações sexuais vaginais. Dito isso, não há motivo para espanto ou preocupação caso, mesmo já tendo feito relações sexuais, seu hímen nunca ter se rompido. Na verdade, em alguns casos o hímen é tão flexível e elástico que não se rompe nunca. 

4 - Hímen cribiforme - Este tipo de hímen possui diversas aberturas muito pequenas, como se fossem espécies de furinhos, os quais permitem a passagem do fluxo menstrual e das secreções vaginais. 

5 - Hímen septado - Este tipo de hímen possui uma faixa a mais de tecido na região central da membrana, fazendo com que a menina apresente duas aberturas na vagina em vez de apenas uma. O fluxo menstrual e as secreções vaginais fluem naturalmente para o canal externo da vagina. Vale ressaltar que, muitas vezes, a mulher pode não perceber essa camada de tecido extra.

Curioso ? Mas então, vimos que realmente são diferentes, Mas, para que serve o hímen?

Falando de maneira biológica, o hímen não possui uma função conhecida no organismo. No entanto, por ser uma membrana que recobre a entrada da vagina, acredita-se que ele exerça certa proteção à parte interna da região vaginal antes da mulher dar início à vida sexual. 

O rompimento do hímen é popularmente conhecido como um verdadeiro marco do início da vida sexual da mulher. Porém, será que isso verdade? A penetração não é a única forma de romper a membrana presente na entrada do canal vaginal. Inclusive, esse rompimento pode acontecer em atividades simples, como a prática de algum esporte, uma queda, um movimento de abertura das pernas, entre outros. Além disso, é possível ter uma ou mais relações sexuais sem que o hímen seja rompido. Ou seja, essa pequena película vaginal não deve ser considerada um símbolo de virgindade.

Não é raro ouvir falar que o rompimento do hímen é o grande responsável pela dor que algumas mulheres sentem na primeira vez fazendo sexo. Porém, isso não é verdade. O hímen é apenas um resquício da formação embrionária e não possui terminações nervosas. Dependendo do tipo de hímen em questão, a membrana pode ser mais resistente ou flexível e demorar um tempo para romper. No caso do hímen complacente, por exemplo, o rompimento pode ocorrer apenas durante o parto normal. Sendo assim, na realidade, a dor da primeira relação sexual está associada aos movimentos e contrações dos músculos da vagina e não tem nada a ver com o hímen feminino.

Gostou de entender mais sobre o seu corpo íntimo? Se sim envia esse texto para sua amigas, para que elas também fiquem sabendo.

Me segue no Instagram para ter um contato mais direto comigo, me envie perguntas por lá @thairany_keithy e @dicasdathaysaudefeminina

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bordiline o que é isso ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

È normal ter corrimento vaginal ? Calcinha MELADA| Blog dicas da Thay - Saúde feminina