Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 13 sintomas | Blog dicas da Thay - Saúde feminina


Os malefícios da ansiedade

A ansiedade é nada menos que, o sentimento associado à preocupação excessiva com o futuro e o medo de que algo possa sair do controle a qualquer momento. 

Ansiedade é algo que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde e etc... 

Porém algumas pessoas vivenciam todas essas situações de uma forma mais intensa, que de certa forma se torna algo patológico prejudicando sua saúde emocional e física.
Para controlar-mos a ansiedade temos que descobrir quais são os gatilhos emocionais que nos rodeiam.

É possível identificar gatilhos por conta própria ou fazendo alguma terapia. Algumas vezes a ansiedade pode ser causada até por consumo excessivo de cafeína, álcool ou cigarro. Outras vezes, eles podem ser menos óbvios.
Eventualmente, problemas de longo prazo como dificuldades financeiras ou relacionadas ao trabalho podem levar algum tempo até serem descobertos.

Mas sabemos que existem alguns causas e sintomas da ansiedade, quer aprender? Então continue lendo ...

1- Problemas digestivos - Um sistema muito afetado pelo estresse e ansiedade é o gastrointestinal. Dores, má digestão, mal-estar no abdômen, diarreia e azia são alguns dos sinais.
Consequentemente, ansiedade excessiva e estresse agudo podem alterar as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso.

2- Enxergar perigo em tudo - Em modo geral pessoas com ansiedade superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam. Da mesma maneira, o medo ou a ansiedade são excessivos ou fora de proporção.

3- Perfeccionismo -  O perfeccionismo excessivo pode estar fortemente ligado ao medo de errar e a comportamentos de autossabotagem, como a procrastinação.

4- Apetite Desregulado - Não faltam casos de pessoas que encontram na comida uma solução para seus problemas emocionais. Isto é, ao menor sinal de preocupação você recorre ao brigadeiro, a um docinho ou qualquer outro alimento para aliviar a tensão.

5- Pensamentos obsessivos - O pensamento obsessivo é uma incapacidade de ganhar controle sobre pensamentos e imagens, angustiantes e recorrentes. Estudos de imagem cerebral indicam que está associado a uma disfunção neurológica de causa desconhecida que força os pensamentos em ciclos repetitivos.

6- Alterações de sono - Essas pessoas sentem dificuldade para dormir ou apresentam episódios de insônia em vésperas de reuniões importantes e eventos. Não conseguem se desligar do que fizeram ao longo do dia no trabalho e passam a noite processando o que farão no dia seguinte.

7- Inquietação constante - Dificuldade de concentração, inquietação e fadiga. O indivíduo apresenta uma angústia intensa, não consegue ficar quieto, caminha de um lado para o outro.

8- Tensão muscular - É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado.
Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

9- Medos irracionais - Medos de estar perdendo alguma coisa, de não ser bom o suficiente, medo do fracasso, pânico de ficar sozinho ou de não ser aceito também perseguem pessoas ansiosas.

10- Medo de falar em público - Somente ao pensar na necessidade de realizar uma apresentação para uma plateia sinais como sudorese excessiva, mãos geladas, taquicardia, falta de ar e respiração ofegante aparecem.

11- Ficar sempre próximo um ataque de nervos -Pessoas que estão a ponto de entrar em um ataque de nervos, podem passar da euforia ao pranto rapidamente.  Sintomas como irritabilidade e mudanças de humor repentinas, sem explicação aparente, surgem em momentos de maior pressão e estresse.

12- Preocupações em excesso - Estão sempre preocupados com o futuro. Ainda mais em épocas de crise econômica, é comum ver pessoas pensando na manutenção do emprego.
A preocupação excessiva é uma fonte direta de dores de cabeça, úlceras, ansiedade e stress, podendo inclusive afetar o sistema imunológico.

13- Sinais físicos - Nos momentos de ansiedade, podem surgir sintomas físicos que vão além das dores musculares:

tremores, cansaço, sensação de falta de ar ou asfixia, coração acelerado, queimor no peito, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tontura, náuseas, diarreia, desconforto abdominal, ondas de calor, calafrios, micção frequente, dificuldade para engolir e sensação de engasgo.

Para mais conhecimentos me sigam no Instagram @thairany_keithy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Hímen - Blog dicas da Thay - Saúde feminina

Bordiline o que é isso ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

È normal ter corrimento vaginal ? Calcinha MELADA| Blog dicas da Thay - Saúde feminina