Candidíase, o que é ? Eu tenho? | Blog dicas da Thay - Saúde feminina
Candidíase, o que é ? Eu tenho ?
Causada pelo fungo Candida albicans, a candidíase é uma infecção vaginal bastante comum entre as mulheres. O fungo que causa essa infecção faz parte da flora vaginal saudável e pode ser encontrado no organismo, mas em pequenas quantidades. Porém, se esse organismo está debilitado, seja por estresse, baixa imunidade (e até mesmo TPM), os fungos se multiplicam e podem causar a infecção. Por ser quente e úmida, a região genital feminina acaba sendo o ambiente perfeito para a proliferação do fungo. Ela pode ser bastante desagradável, mas é fácil de ser tratada, então pode respirar mais aliviada agora!
A candidíase causa incômodo e medo entre as mulheres em achar que pode ser uma coisa grave, mas mesmo que não seja tanto, e bom começar a tratar não é mesmo?
Existem algumas situações em que você pode está mais suscetível a apresentar a candidíase, vamos entender quais são elas:
1 - Tomando antibióticos
2 - Com diabetes;
3 - Grávida;
4 - Com excesso de açúcar ou doces na alimentação
5 - Menstruação
6 - Com algum doença que deixa o sistema imunológico debilitado
Lembrando que a candidíase não causa só em mulheres como também em homens, existem diversos tipos de candidíase, vamos entender alguns deles:
Candidíase masculina (balanopostite)
Candidíase masculina - É chamada também de candidíase no pênis, e não é tão comum quanto a candidíase vaginal, porém merece cuidados quando se manifesta. Na maioria dos casos da candidíase peniana, a vulnerabilidade no organismo causada por problemas de saúde é fator primordial para que o fungo se reproduza em excesso no homem. Diabetes e higiene precária são fatores frequentes para a doença.
Candidíase na boca
Candidíase oral - é caracterizada por pequenas aftas na boca e dificuldade para engolir. Pode ser diagnosticada em crianças, idosos, diabéticos, em adultos após o contato íntimo desprotegido e pacientes em fase de tratamentos que comprometem o sistema imunológico.
Candidíase de esôfago - É é também chamada de esofagite de causa infecciosa causada pelo fungo Candida albicans. É o mais raro dos tipos de inflamações no esôfago e predominam nos pacientes de baixa imunidade, principalmente em portadores de AIDS e câncer. Acomete mais idosos e crianças com comprometimento de imunidade.
Candidíase na pele (Intertrigo) - É conhecida como intertrigo candidiásico, sendo uma infecção causada na pele que pode aparecer sem outros fatores associados. Ocorre principalmente pelo atrito entre as peles, criando assim pequenas lesões em que surge um ambiente propício (calor, umidade e alimento) para a proliferação de bactérias e fungos.
Candidíase na gravidez - Na gestação ocorrem mudanças no genital, que apresenta maior vascularização local, aumento na produção de lactobacilos e mudança do PH da vagina que fica mais ácida e isso pode favorecer a proliferação de fungos e a ocorrência de candidíase.
IMPORTANTE
A Candidíase não é uma Infecção Sexualmente Transmissível.
Sintomas da candidíase vaginal:
1 - Coceira na área vaginal
2 - Dor e vermelhidão na área vaginal
3 - Corrimento vaginal branco e agrupado, parecido com queijo cottage
4 - Relações sexuais dolorosas
Sintomas da candidíase peniana:
1 - Coceira, ardência e inchaço na ponta do pênis
2 - Relações sexuais dolorosas
3 - Ardência ao urinar
4 - Feridas (rachaduras) na pele do pênis
5 - Corrimento branco e agrupado
6 - Odor forte
A Candidíase pode não ser perigosa, mas é desconfortável, tanto em homens quanto em mulheres, então vamos nos cuidar!
O tratamento geralmente é feito com pomadas antifúngicas ou medicamentos.
Cuide -se
Meu Instagram pessoal para aprender ainda mais, segue lá @thairany_keithy
Comentários
Postar um comentário