Qual é o método contraceptivo mais eficaz? | Blog dicas da Thay- Saúde feminina.

Métodos Contraceptivos, qual o mais indicado?

Os métodos contraceptivos são algumas barreiras ou medicamentos que previnem uma gravidez indesejada e uma IST (infecção sexualmente transmissível) no caso do uso da camisinha Masculina ou feminina.

Mas para cada mulher saber qual o ideal para ela, deve passar por uma avaliação com um ginecologista, seguir todo um protocolo para você utilizar aquilo que for bom e eficaz para o seu organismo.

Sabemos que existem vários tipos de método contraceptivo, cada um de um jeito e uma forma de usar, e cada mulher vai usar aquele que ela se sinta mais confortável e que seja melhor para ela. (Claro, com avaliação médica), para que ele avalie suas características individuais e até mesmo se você tem alguma doença associada.

Vamos aprender um pouco dos tipos de métodos? 

Pílula anticoncepcional - É um comprimido que contém uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide. O uso da pílula deve ser dita pelo medici para saber qual o comprimido adequado para o seu organismo. Deve ser tomada durante 21 dias começando no primeiro dia da sua mestruaçao e dando uma pausa de 7 dias para a mestruaçao descer. Seu índice de falha é de apenas 0,1%.

Injeção anticoncepcional - É um método contraceptivo que possui em sua fórmula a combinação de progesterona ou associação de estrogênios, com doses de longa duração. A injeção pode ser mensal ou trimestral, e deve ser aplicada na região glútea. À Desvantagem da aplicação da injeção trimestral é que causa ausência da mestruaçao no início do tratamento e a capacidade de engravidar demora muito mais. A primeira aplicação deve ser feita no 1° dia do ciclo menstrual e a segunda 30 dias depois. No caso da mensal.

Dispositivo intrauterino (DIU) - É um dispositivo que deve ser inserido por médicos, dentro do útero. A grande vantagem deste método é a comodidade e a alta eficácia, que pode proteger a mulher durante 5 a 10 anos, dependendo do produto. Existem vários tipos de DIU, cada um com a sua eficácia. Procure saber qual o melhor para você.

Adesivo anticoncepcional - É um material aderente que deve ser colado na pele da mulher e permanecer na mesma posição por uma semana. Esse método contraceptivo possui em sua fórmula a combinação de dois hormônios: progestogênio e o estrogênio, que são liberados na circulação de forma contínua por sete dias. O primeiro adesivo deve ser colocado no primeiro dia da menstruação. Os adesivos vêm em três unidades para serem usados de forma consecutiva. Após as três semanas de uso, é necessário fazer uma semana de pausa.

Anel vaginal - É um pequeno anel flexível de superfície lisa, não porosa e não absorvente, que contém etonogestrel e etinilestradiol.
O anel deve ser colocado na vagina, no formato de um 8, na parte superior, uma região bastante elástica e não sensível ao toque, no 5º dia da menstruação, permanecendo nessa posição durante três semanas (21 dias). Após a retirada do anel, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e um novo anel deve ser utilizado.

Diafragma - é um anel flexível envolvido por uma borracha fina, que impede a entrada dos espermatozoides no útero. Para haver o funcionamento correto do diafragma, a mulher deve colocá-lo dentro da vagina cerca de 15 a 30 minutos antes da relação, e retirá-lo 12 horas após o ato sexual.

Ligadura das tubária ou laqueadura - É uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. 

Vasectomia - É a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino. Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, não haverá espermatozoides no líquido ejaculado.

Camisinha - É um método contraceptivo do tipo barreira. Feita de látex ou poliuretano, impede a ascensão dos espermatozoides ao útero, prevenindo uma gravidez não planejada. Também é eficiente na proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como AIDS e HPV.
Há dois tipos de camisinha: masculina e feminina. A camisinha masculina é um envoltório, geralmente de látex, que recobre o pênis, e retém o esperma durante o ato sexual.  Já a camisinha feminina é um tubo de poliuretano com uma extremidade fechada e a outra aberta, acoplado a dois anéis flexíveis. À camisinha deve ser usada apenas uma vez durante aquela relação sexual, após o término ser amarrada e jogada no lixo.

Tabelinha natural - É o método natural de seguir sua tabela de mestruaçao e ovulação, a mulher vai ter relação somente nos dias "seguros" ou seja vai acompanhar seu calendário, no período fértil e no período de ovulação ela vai evitar ter essa relação. É o método que deve ser mais cuidadoso, Pois não tem nada que combata essa gravidez, apenas a sua própria confiança no calendário.

A pílula do dia seguinte - É um método contraceptivo de emergência, que deve ser utilizado apenas esporadicamente, em caso de relação sexual desprotegida.
Sua função é inibir a ovulação, contudo, não funciona como método abortivo. Assim, não tendo eficácia caso o espermatozoide já tenha fecundado o óvulo. A pílula deve ser tomada em até 72 horas após a relação. Esse método emergencial não é indicado durante a amamentação, gravidez ou se a mulher possuir alergia a algum componente da fórmula. 

Lembrando que o único método que previne contra IST's é a CAMISINHA.

Use Aquele que for adequado para você, com avaliação do seu Ginecologista.

E o método mais indicado com certeza é aquele mais natural possível, Tabelinha ou Camisinha, mas o indicado para você é fazer uma avaliação médica.

Cuidem-se, Previnam-se de uma gravidez indesejada e de uma IST.

Meu Instagram Pessoal @thairany_keithy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Hímen - Blog dicas da Thay - Saúde feminina

Bordiline o que é isso ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

È normal ter corrimento vaginal ? Calcinha MELADA| Blog dicas da Thay - Saúde feminina