Gravidez Tardia, posso engravidar após os 35 anos ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

Gravidez Tardia, posso engravidar após os 35 anos ?

Hoje em dia não é mais o tempo, a idade e muito menos o homem que decide com qual idade a mulher deve ter filhos, ela pode engravidar mais madura e quando tiver planos de vida voltados para isso. Seja pela postergação dos relacionamentos estáveis, pela escolha de dar foco à vida profissional ou investir primeiro na independência financeira. Cada mulher sabe qual sua hora e seu momento de iniciar uma gestação.

Certo que o conceito de idade ideal para ter um filho não é fixo, ou seja, ele vem se modificando ao longo dos anos, tanto por conta dos avanços da medicina, quanto por conta da mudança de hábitos muito comum em nossa sociedade. Para se ter uma ideia, nos anos 1960 a idade considerada ideal para engravidar era entre os 18 e 25 anos. Hoje em dia, considera-se que essa idade é entre os 20 e 30 anos. Porém a mulher é LIVRE para engravidar na idade que seja, riscos sempre terá, mas se você não arriscar será que consegue ter?

Sabemos então que tem os riscos de uma gravidez tardia e nós precisamos está ciente de todos eles, vamos aprender?

A mulher possui mais chances de ter problemas ou mesmo doenças, assim como também apresenta mais riscos para o bebê. Por serem dois tipos de riscos diferentes, Então separei os que a mãe pode ter e os que um bebê pode ter em uma gravidez tardia. 

Riscos para a Mãe:

Pré-Eclâmpsia -  É uma complicação que pode ocorrer em uma gravidez por conta da pressão arterial da mulher estar muito elevada. O inchaço de diversas partes do corpo e a dor de cabeça forte são características comum dessa doença. Se descoberta precocemente, ela pode ser tratada e controlada durante a gravidez, mas se apresentar complicações, ela pode comprometer também o bebê e fazer com o que o parto tenha que ser adiantado. A pré-eclâmpsia não é uma condição que ocorre apenas com mulheres em gravidez tardia, mas também em outros casos de gravidez de risco como obesas e fumantes.

Diabetes Gestacional - É outra complicação que pode surgir em uma gravidez tardia e não apresenta nenhum sintoma claro, ainda que o aumento da fome, da sede e a visão turva possam ser considerados indícios desse problema. A diabetes gestacional pode gerar diversas complicações se não for devidamente tratada. Trata-se de um tipo de diabetes que só aparece quando a mulher está grávida e que vai embora quando a gravidez termina. O tratamento da doença é feito a partir de uma dieta balanceada, atividades físicas moderadas e acompanhamento médico.

Hipertensão - É simplesmente uma maior pressão que o sangue exerce nas veias e artérias por onde circula. Essa doença pode ter diversos sintomas como dores fortes de cabeça e barriga, inchaço de diversas partes do corpo, além de também causar visão turva. O tratamento para a hipertensão na gravidez é bastante parecido com o da diabetes gestacional e tem na dieta e na pratica regular de exercícios seus principais aliados.

Esses são os riscos que a mulher pode apresentar durante uma gestação tardia, não significa que todas terão esses problemas, mas não custa nada se cuidar né?

Riscos para o bebê:

Síndrome de Down - É uma condição causada por um erro na divisão celular ainda na gestação, o que faz com que os portadores dessa síndrome tenham três cromossomos no par 21 em vez de 2. Com o passar do tempo, o gameta da mulher envelhece junto com ela, o que significa que as chances de uma criança possuir essa síndrome são mais altas de acordo com a idade da mulher. 

Maior Chance de Aborto Espontâneo - O risco de que ocorra um aborto espontâneo ou mesmo que o bebê morra no parto crescem consideravelmente em uma gravidez tardia. Para se ter uma ideia, o risco de isso ocorrer em uma gravidez de uma mulher de 24 anos é de 7,8%, enquanto o de isso ocorrer em uma gravidez de uma mulher de 45 anos é de 74,7%, um aumento bastante significativo. Portanto, esse é outro ponto que deve ser conversado com o médico e que a mulher deve estar ciente antes de engravidar.

Maior Chance de Parto Prematuro - Maior chance de ocorrer um parto prematuro, ou seja, antes das 37 semanas de gestação. O grande problema desse tipo de parto é que o desenvolvimento do bebê pode não estar completo, o que faz com que ele seja mais suscetível à doenças e alergias durante a vida. Um pré-natal feito de forma bastante rigorosa em uma gravidez tardia pode ajudar a evitar que isso aconteça.

Conhecemos os riscos, mas não precisamos ficar assustados com eles, basta ter todo um cuidado e fazer o acompanhamento certo. Mas não vamos ficar só nos riscos né? Também temos os benefícios, quer conhecer? Então continue lendo...

1 - A Mulher tem mais Maturidade.

2 - A Vida Financeira está Melhor.

3 - Você terá mais Tempo para o seu Filho.

Claro que isso vai de acordo com cada uma.

Mas se você engravidou tarde ou ainda pretende engravidar após os 35, siga em frente com esse sonho, tendo cuidado com esses detalhes ditos acima e seja feliz com a sua gravidez.

Seja Mulher, Seja Mãe.

Cuide -se de uma gravidez tardia.

Me Siga No meu instagram @thairany_keithy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Hímen - Blog dicas da Thay - Saúde feminina

Bordiline o que é isso ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

È normal ter corrimento vaginal ? Calcinha MELADA| Blog dicas da Thay - Saúde feminina