Meus Hormônios, Posso controlar?
Meus Hormônios, Posso controlar?
Como popularmente falando, nós mulheres somos uma bomba de hormônios, são hormônios em cada fase e etapa da nossa vida, não é atoa que mudamos tanto de humor, você mulher precisa se conhecer e saber o que acontece dentro do seu corpo. Está preparada?
Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona, que são fabricados nos ovários, entram em atividade na adolescência e sofrem variações constantes durante o dia a dia da mulher.
Alguns fatores que alteram a quantidade de hormônios femininos são a hora do dia, o ciclo menstrual, o estado de saúde, menopausa, uso de alguns medicamentos, estresse, fatores emocionais e gravidez.
Os hormônios femininos têm diferentes funções:
1. Progesterona - A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e prepara o útero para receber o óvulo fertilizado, evitando que seja expulso pelo corpo, sendo por isso, muito importante no processo de gravidez. Normalmente, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação, e caso exista uma gravidez, mantêm-se altos para que as paredes do útero continuem se desenvolvendo. No entanto, caso não exista gravidez, os ovários deixam de produzir progesterona, levando à destruição do revestimento do útero, eliminado através da mestruaçao.
2. Estrogênio - Assim como a progesterona, os estrogênios também são responsáveis pela regulação do ciclo hormonal, durante a idade fértil. Durante a puberdade, os estrogênios estimulam o desenvolvimento dos seios e maturação do aparelho reprodutor, assim como o crescimento, e alteram a distribuição na gordura do corpo na mulher, geralmente depositado em torno do quadril, nádegas e coxas.
3. Testosterona- A testosterona é um hormônio que, embora seja mais alto nos homens, também é encontrada na mulher em menores quantidades. Este hormônio é produzido nos ovários, ajudando a promover o crescimento muscular e ósseo. A mulher pode desconfiar que tem muita testosterona na corrente sanguínea quando apresenta sintomas tipicamente masculinos como presença de pêlos no rosto e voz mais grave.
Hormônios na gravidez - Durante a gravidez, a diminuição dos hormônios, que costuma acontecer no fim do ciclo menstrual, não acontece e por isso não ocorre o período menstrual. É então produzido um novo hormônio, o HCG, que estimula os ovários a produzir níveis mais altos de estrogênio e progesterona, que são necessários para manter a gravidez. Por essa razão, a maior parte dos testes de gravidez consiste na detecção deste hormônio na urina.
Além Disso ... Após o quarto mês de gravidez, a placenta passa a ser responsável pela produção da maior parte de estrogênio e progesterona. Esses hormônios fazem com que o revestimento do útero engrosse, aumente o volume de sangue circulante, e relaxe os músculos do útero o suficiente para abrir espaço para o bebê se desenvolver.
Hormônios na menopausa - A menopausa acontece quando deixam de existir ciclos menstruais, por volta dos 50 anos de idade. É um processo natural que ocorre devido à diminuição da produção de hormônios, podendo provocar sintomas como alterações do sono, fadiga, secura vaginal, alterações de humor, alteração do peso, entre outros.
Sabemos q temos muitos hormônios trabalhando em nosso corpo, mas será que eles estão sempre trabalhando bem? Ou tem descontrole?
Claro que temos descontroles hormonais que fazem nossa menstruaçao atrasar, ou até nos fazer outros sintomas aparecer.
Vamos entender quais são esses sintomas?
Sintomas de uma desregulação hormonal:
1- Ausência de menstruação (amenorreia)
2- Irregularidade menstrual
3- Excesso de pelos (hirsutismo)
4- Acne
5- Alopecia
6- Ondas de calor (fogachos)
7- Falta de disposição
8- Irritabilidade
9- Fadiga
10- Diminuição de libido
11- Queda da serotonina
12- Depressão
13- Nervosismo
14- Raiva
15- Ansiedade
16- Baixa auto-estima
17- Distúrbios do sono
Temos Complicações Sim, São elas:
Complicações de hormônios desregulados 👇🏻
1- Risco maior de hiperplasia e câncer de endométrio em mulheres que não ovulam e não produzem progesterona ciclicamente.
2- Maior estímulo à produção de androgênios (testosterona e androstenediona) pelos ovários em casos de síndrome dos ovários policísticos, que pode levar a manifestações clínicas como excesso de pelos (hirsutismo), acne e alopecia.
3- Síndrome dos ovários policísticos, que também pode levar a alterações como ausência de menstruação (amenorreia) ou irregularidade menstrual.
Exames
Os hormônios femininos não pedem exames de rotina. Normalmente, eles são solicitados quando é necessário investigar alterações clínicas específicas.
O exame de progesterona não deve ser feito em qualquer fase do ciclo menstrual da mulher. A progesterona só deve ser colhida após o 14º dia da menstruação, pois é nesta fase que se espera que ela esteja em nível maior.
O exame de testosterona não deve ser pedido como rotina. Para as mulheres, o hormônio só é bom para avaliar as taxas do hormônio no corpo.
O exame de estradiol é realizado preferencialmente até o quinto dia do ciclo menstrual. Além disso, diversos medicamentos podem alterar os resultados do teste.
Gostou de Aprender Sobre os Seus Hormônios?
É necessário estarmos atentas a eles, em todas as fases da vida.
Para está por dentro das postagens acesse meus instagtans @thairany_keithy e @dicasdathaysaúdefemimina
Comentários
Postar um comentário