Problemas na Tireoide, O que Pode Acontecer?
Problemas na Tireoide, O que Pode Acontecer?
Para quem não sabe, om forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
Existe as consequências ruins quando se tem um problema na Tireoide.
Vamos primeiro as 10 coisas que você precisa saber sobre a tireoide.
1 – A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.
2 – Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.
3 – Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.
4 – No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.
5 – Em um adulto, a tireoide pode chegar a até 25 gramas.
6 – Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio.
7 – O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer.
8 – Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.
9 – Além de se parecer com uma borboleta, a tireoide também lembra o formato de um escudo. Daí o surgimento de seu nome: uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).
10 – Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.
Agora vamos aprender um pouco sobre os pontos negativos:
1. Cansaço extremo - A fadiga é um sintoma comum em pessoas com hipotireoidismo. Isso ocorre porque a falta da produção dos hormônios tireoidianos causa uma queda no metabolismo e nas funções do organismo. Por isso, a pessoa sente um cansaço extremo, além de sonolência, falta de ânimo e energia para realizar as atividades.
2. Mudanças de humor - Como os hormônios tireoidianos regulam o desenvolvimento de neurônios, é comum haver mudanças no humor. Há pessoas que apresentam irritabilidade, nervosismo e agitação. É comum que quem tenha hipertireodismo fique mais acelerado, sinta palpitações ou tremores. Por outro lado, pacientes com hipotireoidismo, podem ter depressão, falta de energia e desânimo.
3. Concentração e memória - O corpo inteiro pode ser afetado pelo mau funcionamento da tireoide, inclusive o cérebro. São frequentes casos de dificuldade de concentração, raciocínio e memória. Algumas pessoas apresentam hiperatividade, ficam muito aceleradas e não conseguem prestar atenção por muito tempo. Há também quem sofra com esquecimentos constantes.
4. Diminuição da libido -Alterações na tireoide também comprometem a vida sexual. Isso porque interferem nos hormônios sexuais e provocam a diminuição da libido em ambos os sexos. É comum causar disfunção erétil nos homens e ressecamento vaginal nas mulheres.
5. Alterações no peso- Se a tireoide não funciona adequadamente (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento. Com isso, diminui o gasto de energia, o que aumenta o peso. Há casos em que há uma diminuição da capacidade do rim de eliminar líquidos, logo ocorrem inchaços em braços, pernas, rosto e pálpebras. Assim, é comum que a pessoa ganhe alguns quilos. No hipertireoidismo ocorre exatamente o contrário: o metabolismo fica acelerado e a pessoa emagrece.
6. Palpitações - O coração acelerando rapidamente em repouso ou até mesmo dormindo. Esse sintoma também pode ser uma disfunção da tireoide. O metabolismo acelerado causa aumento dos batimentos cardíacos e o excesso de hormônio tireoidiano altera a frequência cardíaca.
7. Mudanças no funcionamento do intestino - Os hormônios produzidos pela glândula também afetam os movimentos peristálticos do intestino, ou seja, a movimentação dos alimentos pelo sistema digestivo. Dessa forma, quando a tireoide funciona mal, a pessoa diminui a frequência das evacuações, causando prisão de ventre. Já quando ela trabalha em excesso é comum que o intestino funcione mais, acarretando diarreias.
8. Dores musculares -
Os hormônios tireoidianos são importantes para a contração e o relaxamento dos músculos. Tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, os músculos podem ser afetados. E assim são frequentes dores musculares, rigidez e cãibras.
9. Alteração do ciclo menstrual. - A tireoide também participa da regulação do ciclo menstrual. A falta ou o excesso tornam os ciclos irregulares —aumento ou redução do fluxo, atrasos e sangramentos por mais vezes no mesmo mês. É possível também ocorrer uma condição chamada amenorreia, caracterizada por parada do ciclo por diversos meses.
10. Sensação térmica -
Você sente muito frio ou está sempre com calor? A responsável pode ser a tireoide. Isso porque ela controla a taxa metabólica do corpo e regula a produção de calor. Em excesso, há aumento da temperatura corporal, maior transpiração e sensibilidade a maiores temperaturas. Já em baixas quantidades (hipotireoidismo), há redução da temperatura corporal e intolerância ao frio.
11. Perda de cabelo
Os folículos capilares são regulados pelo hormônio da tireoide e responsáveis por produzir e fazer os fios de cabelo crescerem. Quem sofre com hipotireoidismo pode perder os cabelos, uma vez que os folículos param de se regenerar. Eles também ficam mais espessos e com o tempo causam calvície, tanto em homens quanto em mulheres. Vale destacar que é normal perder de 50 a 100 fios de cabelos por dia.
Muita coisa né? Por isso é importante saber tudo sobre a sua saúde, espero que tenha aprendido.
Caso você esteja apresentando mais de 3 sintomas desse frequentemente, busque ajuda, vá para uma consulta e comece o tratamento.
Para mais informações acesse meus instagtans @thairany_keithy e @dicasdathaysaúdefeminina
Comentários
Postar um comentário