Cuidados Com a Introdução de Alimentos no Bebê

 




Vamos falar de um tema gostoso hoje? Comida e bebê.


Você que é mãe e você também que não é mãe, é extremamente importante ler sobre esse tema.


A introdução de alimento no Bebê é muito importante e deve-se ter todo o cuidado do mundo, cada fase, cada idade é uma introdução e um tipo de alimento diferente. Lembrando que cada mamãe faz do seu jeito, como queira adequar seu filho, porém essas dicas são essenciais para o desenvolvimento e crescimento da criança.


Introdução alimentar é o termo usado para designar a fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar outros alimentos além do leite materno. Ela deve ser iniciada no sexto mês de vida, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Até essa idade, o aleitamento materno deve ser exclusivo e não há necessidade de nenhum outro alimento, nem mesmo água, já que o leite da mãe supre também as necessidades de hidratação do bebê.


A alimentação após esse sexto mês deve ser introduzida de maneira lenta e gradual, o ideal é oferecer ao bebê uma alimentação rica em nutrientes tanto macro (proteínas, carboidratos e gorduras) quanto micro (ferro, zinco e vitaminas). 


A amamentação desse ser introduzida pelo menos até os 2 anos de idade, mesmo que a criança se alimente com outras coisas, o leite só vai complementar as vitaminas.


No entanto, é preciso unir representantes dos quatro grupos alimentares principais: hortaliças e frutas, carnes e ovos, cereais e tubérculos e grãos. A composição de todos esses grupos é que vai permitir que a criança tenha energia, proteínas, sais minerais e as vitaminas necessárias para um crescimento adequado.


Pelo menos até os 2 anos é importante evitar itens como frituras, enlatados, salsicha, refrigerantes, café, salgadinhos, balas e açúcar adicionado nos alimentos. O sal deve ser usado com moderação, o mínimo possível. Para temperar, a dica é utilizar ingredientes como salsinha e cebolinha, e mesmo nesses casos, sem exagero: o  tempero deve ser leve.


Então vamos a uma explicação mais simplificada?


Bebê de 0 à 6 meses - Deve-se manter a Introdução de apenas o leite materno, sem precisar ingerir água, Mas vai de mamãe para mamãe.


A partir do 6° mês - Você pode começar a ingerir alimentos em forma de papinha, verduras cozinhadas batidas no liquidificador, SEM SAL e pode ingerir sucos da fruta SEM AÇÚCAR, a mamãe precisa entender que o bebê não conheço o gosto e não sabe distinguir o que é doce ou salgado, ele nao sabe dizer se é ruim ou bom, então não deve começar a acostumar o bebê com sal e açúcar antes da hora, o organismo do bebê é sensível e ele terá tempo suficiente para experimentar os verdadeiros sabores das coisas. Também pode começar a Introdução de frutas moles e machucadas.


A partir do 9° mês - Pode começar a introduzir alimentar em que faça a criança querer ou tentar mastigar, para ela entender que precisa também mastigar o alimento para engolir, Mas se possível ainda não ingerir tanto sal e açúcar.


A partir do 10° mês - Agora sim pode começar a introduzir alimentos com pequenos temperos e sucos com muito pouco açúcar, para a criança começar a sentir e diferenciar os sabores, o doce do salgado. Começar a dar uns biscoitinhos maisena para que possa desmanchar na boca e ele mastigar.


1 ano em diante -  Ingerir alimentos e sucos com sabor, Mas sempre tendo cuidado com a quantidade, e importante lembrar que não de deve ingerir, Nescau, iogurte, frituras, pipocas, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos de saquinho ou caixinha. Esses alimentos não trazem benefício algum, priorize dar como lanches frutas, banana com leite, biscoitos maisena e sucos da fruta com pouco açúcar.


Mas como eu já disse antes, varia muito de mamãe para mamãe, cada uma sabe o que é melhor para o seu filho. Mas se você seguir dessa maneira saiba que seu filho estará no caminho certo.


Importante saber também que mingau, cremo-gema, mucilon , mingau artificial, Também contém açúcar e não é tão saudável, caso queira ingerir algo do tipo opte por farinha em pó, enche a barriga dele e com certeza é mais saudável.


E Lembre-se, tenha um maior cuidado com a ingestão de coisas duras e difíceis de ser madrugadas, a criança de meses e 1 ano não tem todos os dentes para que possa morder aquilo, Por exemplo e amendoim, pipoca de milho, espiga de milho, amendoim doce. São alimentos que talvez eles não consigam morder e pode causar um engasgo, CUIDADO.


Espero que tenha gostado e aprendido muito com o tema de hoje.


Cuide do seu bebê, e de tudo que vai entrar pela boquinha dele.


Se gostou, me acompanha no instragram @thairany_Keithy @Dicasdathaysaudefeminina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Hímen - Blog dicas da Thay - Saúde feminina

Bordiline o que é isso ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

È normal ter corrimento vaginal ? Calcinha MELADA| Blog dicas da Thay - Saúde feminina