Dor Aguda x Dor Crônica
A Dor em modo geral é um sintoma que afirma que você está com algo errado no seu organismo, pode ser uma dor muito desagradável ou uma dor suportável.
Será que você sabe qual é a diferença da dor aguda e dor crônica?
Dor Aguda: É uma dor que não costuma durar muito e indica a ocorrência de algum ferimento ou machucado específico no corpo . Logo, ela desaparece à medida em que se obtém a cura. Ou seja é uma dor que você tem por um pouco período de tempo, uma dor que com facilidade pode ser contida.
As principais causas de dor aguda são:
1- Ossos quebrados.
2- Cortes.
3- Queimaduras.
4- Cirurgia.
5- Tratamento odontológico.
Depois que essa dor aguda desaparece, a pessoa leva a vida normalmente, sem desconforto, sem medo daquela dor voltar, pois foi uma dor passageira.
Diferente da dor aguda, a dor crônica é mais duradoura, e nem sempre é curável. Tem tratamentos que podem conter essa dor, mais ela sempre vai existir, em diferentes fases da sua vida. Ela pode persistir em semanas, meses ou até anos.
Geralmente, a dor crônica está ligada a condições como:
1- Dor de cabeça.
2- Infecções.
3- Artrite.
4- Danos nos nervos.
5- Dor nas costas.
6- Fibromialgia.
7- Câncer.
8- Cirurgia anterior.
Uma das diferenças entre dor crônica e aguda é que a primeira pode causar efeitos estressantes ao corpo. Isso porque é possível que tencione os músculos, limite as movimentações, reduza a energia ou então promova alterações no apetite.
As principais diferença entre dor crônica e aguda estão no tempo de duração e na origem/causa.
Enquanto a dor aguda pode ser causada por um choque ou corte, desaparecendo quando o corpo se recuperar, a dor crônica, por ser indício de uma doença mais grave, podendo perdurar por anos e até mesmo não ser curada.
Ou seja você pode até ter uma dor que não seja tão desconfortável, mas se essa dor já passou de semanas, meses ou anos e não é curada, ela já se tornou crônica.
Nós temos que prestar muita atenção no que sentimos e em como está nosso organismo.
Você teve ou tem uma dor aguda ou crônica?
Se você tem ou já teve comenta aqui no blog.
Nós mulheres precisamos aprender a ter uma atenção dobrada sobre a nossa saúde, aprender a cuidar do nosso corpo e mente.
Dor Aguda pode até ser leve, mas a dor crônica pode ser pior do que você pensa.
Gostou? Compartilhe para quem você conhece.
E aproveita para seguir minhas redes sociais, respondo todas as dúvidas por lá. @thairany_keirhy e @dicasdathaysaudefeminina
Comentários
Postar um comentário