Herpes, Você Conhece?
Herpes é um tipo de vírus que causa feridas e machucados no corpo, em áreas como os genitais e em outras regiões, podendo ser aliadas ou não a outros sintomas.
Existem inúmeras maneiras da herpes ser transmitida. As mais comuns são por gotículas de saliva, beijo ou compartilhar objetos que estejam contaminados ou contato sexual. Por esse motivo, é comum que o primeiro contato com o vírus ocorra logo na infância.
E para quem não sabe, existem não só um tipo de Herpes, existem 3 tipos de Herpes, ficou curiosa? Vamos entender:
1- herpes simplex 1 (HSV) - Essa infecção recorrente começa com um formigamento nos lábios e segue com uma coceira até que, finalmente, eclodem as bolhas. Por fim, elas se transformam em feridas.
A transmissão é feita por gotículas de saliva, beijo, objetos contaminados levados à boca e por aí vai. Por esse motivo é comum na infância.
2- herpes simplex do tipo 2- É responsável pelo aparecimento de lesões na região da vulva, pênis, ânus, nádegas e virilha. Para evitá-las, a recomendação é usar preservativos durante as relações sexuais. Até porque as feridas potencializam o risco de outras Infecções sexualmente transmissíveis (IST's)
Ambos os tipos têm uma característica em comum: uma vez que penetram no organismo, nunca são eliminados. O fundamental, portanto, é manter as defesas do corpo em dia e controlar os eventuais sintomas quanto antes.
3- O herpes zóster - Conhecido popularmente como cobreiro ou zona, é uma doença infecciosa causada pelo mesmo vírus da catapora, que pode voltar a surgir durante a idade adulta provocando bolhas vermelhas na pele, que surgem principalmente na região do tórax ou da barriga, embora também possa surgir afetando os olhos ou as orelhas.
Essa doença atinge apenas pessoas que já tiveram catapora, sendo mais comum aparecer depois dos 60 anos. Os principais sintomas são dor e lesões na pele que persistem por semanas ou até meses.
Vamos aos sintomas mais específicos?
1- Formigamento na pele
2- Coceira
3- Ardor
4- Dor
5- Vermelhidão
6- Bolhas
7- Feridas
Existem alguns fatores de risco para a eclosão das feridas:
São eles 👇🏻
1- Exposição ao sol
2- Alterações hormonais, como as do período menstrual.
3- Infecções como gripes e resfriados.
4- Consumo de itens ricos no aminoácido arginina, entre elas nozes, amêndoas e chocolates.
5- Estresse.
E Qual será a prevenção?
É possível prevenir a herpes. Caso você tenha contato próximo com alguma pessoa que porta o vírus — e a herpes esteja manifestada —evite compartilhar copos, garrafas de bebidas e até mesmo protetores labiais. O uso de preservativos é sempre recomendado.
Cuidado! Observe quem está ao seu lado e principalmente com quem você tem mais contato.
Gostou? Compartilha para quem você gosta para também se cuidar.
Acesse minhas redes sociais @thairany_Keithy e Dicasdathaysaudefeminina
Comentários
Postar um comentário