Coito interrompido, funciona? -Blog dicas da Thay - Saúde feminina
Primeiramente, você sabe o que é coito interrompido?
O coito interrompido é uma forma que o casal faz de prevenir uma gravidez indesejada, apenas retirando o pênis do canal vaginal segundos antes da ejaculação. Mas será que ele funciona mesmo?
Embora esse método seja ainda muito usado, não é totalmente seguro na prevenção da gravidez e, além disso, também não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como sífilis, gonorreia e clamídia e etc...
Coito interrompido: funciona ou é possível engravidar?
O coito interrompido é um método contraceptivo, que embora desaconselhado pelos profissionais da saúde, pode reduzir as chances de engravidar, já que consiste na retirada do pênis de dentro da vagina momentos antes da ejaculação, diminuindo o risco do espermatozoide fecundar o óvulo e acontecer a gravidez.
Embora esse método seja ainda muito usado, não é totalmente seguro na prevenção da gravidez e, além disso, também não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo.
Ele tem 78% de eficácia, ou seja, cerca de 2 em cada 10 mulheres que praticam este método, podem engravidar. Mesmo que o pênis seja retirado da vagina, há sim possibilidade de gravidez, o que se pode dever a dois motivos:
1- O homem pode ter dificuldade de controlar o momento da ejaculação e ela acabar acontecendo quando o pênis ainda estiver dentro da vagina.
2- Mesmo antes da ejaculação, o homem ainda pode ter uma pequena quantidade de espermatozóides na uretra, de uma ejaculação recente anterior, que podem chegar até o óvulo e fecundá-lo, dando início à gravidez.
Caso o casal deseje utilizar o coito interrompido como método contraceptivo, é recomendado que o homem urine entre cada ejaculação com o objetivo de eliminar os espermatozoides que ainda estariam presentes na uretra.
Lembrando que...
A falta de segurança do método pode gerar desgaste psicológico tanto para o homem quanto para a mulher. A relação sexual tende a se tornar insatisfatória.
Mulheres que apresentam um ciclo menstrual regular e fazem o uso da tabelinha junto ao coito interrompido possuem um pouco mais de segurança. A única vantagem desse método contraceptivo é que qualquer pessoa pode utilizá-lo quando não possui outros métodos, o que explica esse ser um método antigo de prevenção da gravidez. Atualmente, com a ampliação das técnicas e da acessibilidade a vários métodos contraceptivos, o coito interrompido não é um procedimento indicado para contracepção.
Deu para entender? Não tem muito o que falar sobre isso, é um tema claro e específico, agora é só se prevenir da melhor forma, sabendo que esse método não é eficaz, procure outros métodos mais seguros.
Para ter um contato mais direto comigo e fazer perguntas mais especificas me segue no Instagram @thairany_keithy e @dicasdathaysaudefeminina
Comentários
Postar um comentário