Menopausa, por que tanto calor?



Menopausa é o nome que se dá à última menstruação, um episódio que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.


Muita de vocês mulheres que já passaram por isso, reclamam de sofrer com muito calor, mas isso ocorre por conta da mudança de hormônio no seu organismo.


A mulher sofre muitas mudanças no seu corpo e também no seu completamente, a menopausa é a última menstruação, pode até ser um alívio para as mulheres, mas tem as suas consequências. 


Vamos conhecer os sintomas da menopausa, e Veja se você já apresenta algum deles.


Sintomas da Menopausa:


1- Ondas de calor ou fogachos: Episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, sudorese, palpitações cardíacas, vertigens, fadiga muscular. Quando mais intensos, podem impor limitações nas tarefas do dia a dia.


2- Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo.


3- Manifestações urogenitais: Tais como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e premência para urinar, incontinência urinária, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido.


4- Sintomas psíquicos: A redução dos níveis de estrógeno e progesterona interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central. Como consequência, aumentam as queixas de irritabilidade, labilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia.


5- Alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos e nas unhas, que ficam mais finos e quebradiços.


6- Alterações na distribuição da gordura o corpo: O tecido fibroglandular mamário é substituído por tecido gorduroso que também se deposita mais na região abdominal.


7- Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia.


8- Risco aumentado de doenças cardiovasculares: A doença coronariana é a principal causa de morte depois da menopausa.


Para o Tratamento:


A terapia de reposição hormonal tem a vantagem de aliviar os sintomas físicos (fogachos), psíquicos (depressão, irritabilidade) e os relacionados com os órgãos genitais (secura vaginal, incontinência urinária) no climatério. Além disso, funciona como proteção contra a osteoporose e assegura melhor qualidade de vida para a mulher. No entanto, existem contraindicações que devem ser criteriosamente avaliadas, tais como o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida.


Esta avaliação deve ser feita por profissional de saúde, e não é indicada a auto medicação. 


Tem contraindicação?


Tem sim. As contraindicações são precisas. Mulheres que tiveram ou têm pelo menos uma das condições abaixo não podem se submeter à terapia hormonal. Confira quais são:


1- Câncer de mama.


2- Câncer de endométrio.


3- Sangramento vaginal de causa desconhecida.


4- Doença cardíaca coronariana e infarto agudo do miocárdio.


5- Acidente Vascular Cerebral (AVC).


6- Histórico de tromboembolismo.


7- Histórico de doença hepática grave.


É muito importante que você entenda tudo sobre a menopausa, por que por mais que não esteja nela, você chegará nela.


Se gostou, compartilha para aquela amiga que precisa saber disso, não deixe a informação só com você.


Siga minhas redes sociais @thairany_keithy e @dicasdathaysaudefeminina

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Hímen - Blog dicas da Thay - Saúde feminina

Bordiline o que é isso ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

È normal ter corrimento vaginal ? Calcinha MELADA| Blog dicas da Thay - Saúde feminina