Parto Cesáreo ou Normal?
Essa é uma dúvida que quase todas as mulheres tem, principalmente quando descobre uma gravidez.
Mas será mesmo que tem um parto melhor que o outro? Por que tanto medo das mulheres grávidas em saber qual será a forma que o seu bebê virá ao mundo?
Não há precisão de ter medo do parto, e não é você mamãe que escolhe sobre a sua preferência, não devemos forçar o bebê sair de um jeito que não era pra ele sair, há diferenças entre um parto e outro, pontos positivos e negativos, porém é a própria criança que vai dizer de que forma ela vai sair, vai depender da posição, tamanho, peso em que ela se encontra.
O parto normal é a maneira mais natural de dar à luz e também a primeira indicação médica — desde que não existam riscos para a saúde da mãe ou do bebê. Sua recuperação é rápida, mas é o método mais temido pela maioria das mulheres, devido à intensidade das dores do trabalho de parto. Apesar de o parto normal ser a melhor opção para o bebê, várias mulheres optam pela cesárea, principalmente pela possibilidade de decidir a melhor data para o filho vir ao mundo e não sentir dor alguma, diferentemente da primeira modalidade.
Então vamos seguir para os pontos positivos e negativos dos diferentes tipos de partos:
Parto Normal:
Benefícios: A recuperação pós-parto é mais rápida que a Cesária, a dor é só durante o parto, assim que o bebê sai a dor passa. O parto normal deve acontecer quando o bebê já está encaixado no lugar correto, não se deve forçar um parto Cesário quando se pode ter um parto normal, com medo de sentir a dor.
— O parto normal facilita a respiração do bebê já que a compressão do tórax dele ao passar pelo canal vaginal faz com o que o líquido amniótico seja expulso dos pulmões do neném.
Sobre essa rápida recuperação, em 15 dias a mulher já se sente novinha em folha, sem dor, sem incômodo.
Malefícios: A dor é a principal desvantagem, pois a gestante tem de fazer muito esforço para que o bebê nasça. Muitas vezes, o médico necessita fazer um pequeno corte na região muscular entre a vagina e o ânus, para auxiliar a passagem do bebê, a episiotomia.
Mais se o nome já diz Normal, é por que é realmente o Normal a se fazer.
Parto Cesárea:
Consiste em uma cirurgia em que o médico faz uma pequena incisão no abdome e na parte inferior do útero para retirar o bebê. O procedimento é feito com raquianestesia.
Benefícios: Rápido, com hora marcada, sem sentir dores ou contrações. Permite que a família inteira se programe para o nascimento.
Malefícios: É uma cirurgia invasiva com a necessidade de fazer vários cortes para a retirada do bebê e a cicatrização é mais demorada, podendo ocorrer a formação de queloides ou hérnias. Entre todos os partos, a cesariana é a que apresenta a recuperação mais difícil, por ser bem mais lenta e dolorida. Para a mulher ficar completamente recuperada é em média uns 3 meses. Mais ainda varia de mulher para mulher.
Aí você deve está se perguntando, mais então qual é o melhor parto para mim?
E eu te respondo, não é nem eu e nem você que escolhe, o seu bebê e o seu médico que vai dizer qual é o melhor para você, tem muita coisa a ser avaliada, suas condições físicas, idade, forma do bebê, posição, então é algo que deve ser avaliado com cuidado, com calma e com Amor, para que seja um momento mágico e não um momento de medo e dor, deve fazer tudo conforme a mãe fique confortável e o bebê também.
Então vamos começar a deixar essa paranoia do medo do parto de lado e focar no depois, em ter nos braços, em amar e em cuidar, independente do parto que você tiver.
Você que já teve filho, que vai ter ou que ainda não tem, foi muito importante você ler até aqui e saber um pouco mais sobre esse assunto, é muito importante.
Cuidado com a sua gestação e com o seu bebê, e Claro muita atenção na recuperação.
Se gostou já sabe, manda para todas as mamães ou futuras mamães que você conhece, e já manda esse texto.
Para saber mais acesse meus instagrans @thairany_keithy e @dicasdathaysaudefeminina
Comentários
Postar um comentário