Absorvente, qual o melhor?
Existem alguns tipos diferentes de absorventes, cada um de um jeito e de uma forma, cada mulher também tem a sua preferência, será que você conhece todos?
Vamos aprender os 6 tipos mais comuns de absorvente e como ele funciona:
1 - Protetor diário -
O ideal é que se use esse tipo de absorvente apenas no dia em que começa a menstruação ou no dia em que ela está terminando. Ou seja, quando o fluxo estiver menos intenso. Apesar do nome, ele não deve ser usado diariamente, viu? Todos os dias nós produzimos secreções, que são perfeitamente normais, e por isso é necessário que a região genital transpire e “respire”. O abafamento e acúmulo destas secreções podem aumentar a chance de proliferação de micro-organismos, principalmente de fungos, que podem vir a dar coceira, mau cheiro e, em casos mais graves, infecções. Protetor “diário”, então, é para ser usado só no finalzinho do período menstrual.
2 - Absorvente higiênico - É o mais comum e aposto que você tem um pacotinho guardado no armário! Existem vários tamanhos, coberturas e modelos. Quando o fluxo ainda está fraco, os absorventes mais finos e sem abas dão conta de segurar a menstruação, podendo ser trocados a cada quatro horas. Nos outros dias, dependendo também do seu fluxo, o mais indicado é o absorvente com abas, pois ele permite um conforto maior e evita que você suje a calcinha. Ah! Nesses dias mais chatinhos, você também precisará trocar o absorvente com mais frequência (para não correr riscos, troque a cada três horas). Quando for dormir, opte pelos modelos noturnos, eles são mais resistentes e podem ficar no corpo por mais tempo. Se o absorvente irrita a sua pele uma dica legal é fugir dos que possuem cobertura seca e escolher os de algodão ou de celulose.
3 - Absorvente interno - O absorvente interno fica dentro da Vagina, ele tem ganhado mais fãs a cada dia. A parte mais difícil é ter intimidade com o seu corpo para colocar o absorvente sem sustos, mas, depois disso, tudo fica mais fácil. Além de higiênico, o fluxo da menstruação não entra em contato com o ar e, por isso, você não fica com nenhum tipo de odor. Ele é confortável (sim, se você colocar direitinho, você nem vai senti-lo dentro de você), seguro (não, você não vai perdê-lo dentro de você) e prático. Já que o absorvente está dentro do seu corpo e, portanto, não molha, você pode usar e abusar do mar e da piscina – isso é uma das maiores vantagens do absorvente interno. É só prestar atenção na troca. Ela precisa ser feita de quatro em quatro horas. Meninas virgens podem optar usar esse absorvente porém tem um grande risco de romper a membrana, Que é o hímen.
4 - Coletor menstrual - O coletor também conhecido como “copinho” é feito de plástico, um material bem maleável e hipoalergênico. Ele deve ser introduzido na região genital durante o período menstrual, coletando todo o sangue dentro dele. Na embalagem, é dito que a garota pode ficar com ele até doze horas, mas o ideal é retirar o coletor a cada quatro horas para ser lavado (com água e sabão neutro) e introduzido novamente. Aí, a higiene das mãos é fundamental, antes e depois da troca do coletor. Depois de lavá-las, dobre o coletor em “U”, procure uma posição confortável, pode ser sentada no vaso sanitário, e introduza no canal vaginal. Como o coletor é lavável, ele pode ser utilizado várias vezes, reduzindo os custos com o absorvente normal. Se bem cuidado e limpo, ele pode durar até 10 anos. Em relação ao hímen, as chances de rompimento são maiores. Isso porque na hora de introduzir o coletor, ele entra fechadinho, igualzinho um absorvente interno, mas na retirada ele sai aberto, então o hímen pode se romper mais facilmente em caso do uso de meninas virgens. (Não aconselho)
5 - Esponja absorvente - Ainda bem desconhecida no Brasil, a esponjinha é muito usada pelas europeias. Ela é indicada para as que possuem alergias aos componentes industrializados dos absorventes. Ela tem uma abertura, em formato de coração, para encaixar o dedo e facilitar a colocação no canal vaginal (entra fechadinha e depois se abre, mas sem riscos de rompimento do hímen). Como todo absorvente interno, a atenção na colocação e com a higiene das mãos deve ser redobrada. Totalmente descartável, a esponjinha deve ser trocada exatamente igual ao absorvente interno, de quatro em quatro horas. Ela promete liberdade total à mulher: permite, sem causar incomodo a natação e/ou contato com mar, sauna, academia, prática de esportes e, o mais inusitado, pode ser usada durante as relações sexuais. A esponjinha pode ser encontrada em algumas lojas virtuais.
6 - Calcinha Absorvente - As calcinhas absorventes têm a aparência de umas calcinhas normais, mas com capacidade de absorver a menstruação e secar rapidamente, evitando reações alérgicas, até porque não possuem nenhum ingredientes irritante.
Estas calcinhas são adaptadas a mulheres com fluxo menstrual leve a moderado, e para aquelas mulheres com fluxo intenso, também podem usar estas calcinha como complemento de outro tipo de absorvente. Além disso, estas calcinha absorventes são reutilizáveis e para isso basta lavá-las com água e sabão. Para usufruir do seu efeito, basta colocar as calcinhas e trocá-las todos os dias. Nos dias mais intensos, é aconselhável trocar as calcinhas mais cedo, a cada 5 a 8 horas.
Como são reutilizáveis, devem ser lavadas diariamente com água e sabão neutro.
Tenho certeza que você ficou surpresa. me acompanhe no Instagram, lá estou postando sempre conteúdos atualizado sobre saúde e podemos ter um contato mais direto.
Comentários
Postar um comentário