Síndrome de Burnout, o que é?



A síndrome de Burnout, ou síndrome do desgaste profissional, é uma situação caracterizada por exaustão física, emocional ou mental que surge geralmente devido ao acúmulo de estresse no trabalho ou relacionado aos estudos, e que ocorre com mais frequência em profissionais que têm que lidar com pressão e responsabilidade constante, como professores ou profissionais de saúde por exemplo.

Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico constante.
A tendência é que a síndrome de burnout se torne cada vez mais comum, sendo que seu diagnóstico é realizado por meio de uma consulta médica com um psicólogo ou um psiquiatra.

Acredito que você não tinha o conhecimento disso, então continue lendo para entender quais os sintomas dessa Síndrome.
 
Sintomas da síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout pode ser identificada com maior frequência em pessoas cujo trabalho envolve o contato com outras pessoas, como médicos, enfermeiros, cuidadores e professores, por exemplo, que podem desenvolver uma série de sintomas, como:

1- Sensação constante de negatividade: É muito comum que as pessoas que estejam a passar por esta síndrome sejam constantemente negativas, como se nada fosse dar certo.

2- Cansaço físico e mental: As pessoas com Síndrome de Burnout geralmente apresentam um cansaço constante e excessivo, difícil de recuperar.

3- Falta de vontade: Uma característica muito comum desta síndrome é falta de motivação e vontade para fazer atividades sociais ou estar com outras pessoas.

4- Dificuldade de concentração: As pessoas podem também sentir dificuldade em concentrar-se no trabalho, tarefas diárias ou numa simples conversa.

5- Falta de energia: Um dos sintomas que se manifesta na Síndrome de Burnout é o cansaço excessivo e a falta de energia para manter hábitos saudáveis, como ir na academia ou ter um sono regular.

6- Sentimento de incompetência: Algumas pessoas podem ter o sentimento de que não se estão fazendo o suficiente dentro e fora do trabalho.

7- Dificuldade para gostar das mesmas coisas: Também é normal que a pessoa sinta que já não gosta das mesmas coisas de que gostava anteriormente, como fazer uma atividade ou praticar um desporto, por exemplo.

8- Priorizar as necessidades dos outros: As pessoas que sofrem de síndrome de Burnout, costumam colocar as necessidades dos outros à frente das próprias.

9- Alterações repentinas de humor: Outra característica muito comum, são as alterações repentinas de humor com muitos períodos de irritação.

10- Isolamento: Devido a todos estes sintomas, a pessoa tem tendência em isolar-se de pessoas importantes na sua vida, como amigos e familiares.

Alguns outros sintomas são:

* Perda de apetite
* Irritabilidade e agressividade
* Lapsos de memória
* Baixa autoestima
* Desânimo e apatia
* Dores de cabeça e no corpo
* Negatividade constante
* Sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança
* Isolamento social
* Insônia
* Pressão alta e tristeza excessiva.

A Síndrome de Burnout acaba sendo confundida, muitas vezes, com outros problemas emocionais, isso porque os seus sintomas também estão presentes em outras patologias mentais.
Por isso é necessário prestar atenção em muitos detalhes, sendo que o diagnóstico só deve ser feito por um profissional. Saber identificar uma pessoa que tenha a síndrome é importante tanto para ajudá-la e para tornar o convívio o melhor possível.

Caso você tenha notado alguns desse sintomas presentes na sua vida com frequência, procure um profissional para te avaliar e tratar se necessário. 

Mas tem como prevenir essa síndrome?

Claro que sim, nosso corpo é um mundo, temos que cuidar sempre. Então como podemos prevenir?

1- Prática de exercícios físicos

2- Alimentação adequada 

3- Momentos de Lazer

4- Menos Cobranças

5- Reorganização 

6- Utilize seus dias de férias e folga 

7- Cultive relacionamentos saudáveis no trabalho 

8- Meditação ou Yoga 

Coisas simples que se podem ser feitas para evitar danos maiores em sua saúde. Que tal começar hoje?


me acompanhe  no Instagram, lá estou postando sempre conteúdos atualizado sobre saúde e podemos ter um contato mais direto.


@thairany_keithy e @dicasdathaysaudefeminina


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Hímen - Blog dicas da Thay - Saúde feminina

Bordiline o que é isso ?| Blog dicas da Thay - Saúde feminina

È normal ter corrimento vaginal ? Calcinha MELADA| Blog dicas da Thay - Saúde feminina